sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Vasco é Vasco, o resto é fiasco!





Uma nação que traz muito orgulho a todos, essa é a nação vascaína!


Onde o preconceito foi banido desde o começo, pois em 1904 foi lançado um desafio ao racismo, quando os vascaínos elegeram o primeiro presidente não-branco da história dos clubes esportivos em atividade no Rio. Numa época em que o racismo dominava o esporte, Cândido José de Araújo, um mulato que não dispensava a elegância de um cravo branco na lapela, fez uma gestão exemplar, apresentando o Vasco como um clube aberto e sem preconceitos.


Onde, mais tarde, foi a vez de ouvir a voz contra o preconceito pelo nosso então presidente em 1924, Dr. José Augusto Prestes, ao não permitir que o nosso Clube se sujeitasse às coações no sentido de excluir dos seus quadros os atletas negros bem como os de origem humilde.


Onde suas duas cores são as duas faces: tudo ou nada!


Onde seu hino já nos convida desde o início para cantarmos de coração!


E como "coincidência" em 3 de maio de 1916 o vasco fez seu 1° gol, um gol de honra em uma derrota de 10 X 1 contra o botafogo, marcado por Adão!


Onde em 1974 foi o primeiro Clube do Rio a ser campeão brasileiro!Com gol de Jorginho!



Isto é V A S C O!O Vasco é a síntese do Brasil.

É o Branco e o negro, o Suburbano de São Cristovão e o playboy da Barra, o Português e o Nordestino...O Clube que tem sede em todos os lugares da Região Metropolitana do Rio...em qualquer lugar do Brasil, o Vasco está presente.

Tem a História mais bonita de um Clube Brasileiro...Sofreu todos os tipos de preconceitos...Era o clube dos portugueses, dos negros, dos suburbanos...e superou todas, é claro, mesmo sofrendo várias persiguições até hoje.Produziu os maiores artilheiros do País...Ademir Menezes, Vavá, Roberto Dinamite, Edmundo e o maior de todos, Romário.Foi o Pioneiro na aceitação de negros e pobres na sua equipe...se não fosse o Vasco, talvez não teríamos assistido Pelé(vascaíno) e Garrincha.

O Primeiro Clube, a montar um Grande Time no Brasil, o Expresso da Vitória, a ganhar um Título Internacional, a ser uma Potência Olímpica, a ganhar um Brasileiro para o Rio,a construir um Grande Estádio, o pioneiro desbravado do futebol Brasileiro.O Time que nunca desiste, o Time das Vitórias e Títulos impossíveis, o Time da Virada, o Time do Amor.O Vasco é o time mais fácil de se torcer, de ter seu nome gritado a plenos pulmões no Estádio(de preferência São Januário, o sétimo estádio mais Belo do Mundo, segundo a IFFHS), não precisa ser abreviado e diminuído a "Mengo", "Nense", "Fogo"; o Vasco já nasceu dissílabo e paroxítono.

É o Time do Carioca que pode arrastar o "S" de Vasco, bem devagarinho, para dar aquele suingue charmoso e único.Um Time que nasceu tão predestinado que já vem com a faixa de campeão embutida na Camisa; a Seleção, querendo mostrar ao Mundo a Sua Alma de Campeã, adotou a charmosa Cruz de Malta, para o Mundo tremer perante ao fascínio que a mesma exerce Todo Mundo Nasce Vasco; o cara é Cristão, então o Cara é Vasco, Quem faz o Sinal da Cruz, tem a Cruz de Malta cravada no lado esquerdo do Peito.Enfim, o Vasco é o verdadeiro Time Popular...o Rival Urubu é apenas populista.

Pois é...sou vascaína mesmo, e daí???


Nenhum comentário: